
A bomba do dia e que todos estão sabendo é que a Walt Disney Company comprou a Marvel Entertainment, Inc.
Não é de hoje que a Disney vem se mostrando interessada em ampliar suas formas de entretenimento, e nos mostra por que é maior media de entretenimento do mundo.
Falar sobre ela não é fácil, mas nos últimos 15 anos, vemos sua política de “concentrar conteúdo de qualidade, inovação tecnológica e expansão internacional” ser aplicada a risca nas suas aquisições de mercado.
Sob a marca da Buena Vista Motion Pictures Group. temos seus estúdios que incluem: Walt Disney Pictures, Miramax Films, DisneyToon Studios, Miravista Filmes ( que atua exclusivamente em produções brasileiras), Pixar Animation Studios entre outros. A Pixar adquirida em 2006 por mais de 7 bilhões de dólares talvez seja seu estúdio mais forte. Tal aquisição significou uma força criativa sem precedentes para Disney que vinha tendo uma aceitação fraca de suas animações. A parceria das duas empresas vinha desde 1995, em que a Disney ajudava na distribuição e custo de seus filmes. A Pixar que em 9 filmes lançados e arrecadados 4 bilhões de dólares foi considerada o mais bem sucedido estúdio de todos os tempos e desde 2001, quando foi criado o Oscar de melhor animação, conseguiu ganhar 5 premiações pelos seus filmes feitos.
Se a compra da Pixar resultou numa força criativa que a Disney vinha sofrendo falta a aquisição da Marvel significa ampliação de seus personagens e uma possível quebra com a imagem de filmes “família” que ela sempre teve. É difícil adivinhar o que se pode esperar disso tudo, a Marvel ainda tem contratos para fazer vários filmes de seus principais personagens com outras empresas, como a Sony (Homem-aranha, Motoqueiro fantasma), Fox (x-men) e a Paramont para distribuição.
Olhando de uma perspectiva otimista, diria que isso tudo pode significar uma nova safra de desenhos baseados nos herois da Marvel e uma crescida ainda maior no mercado de filmes de heróis, mas uma infantilização de tais personagens pode ser considerada um ponto a ser questionado nessa aquisição.
No mais, temos que esperar para termos uma idéia do que o mercado vai oferecer a nós consumidores e fãs. Enquanto isso a Disney continua a dominação mundial ao lado da Google.
Haha, comentei. =)
ResponderExcluirXD